A timidez é um problema?

QUANDO A TIMIDEZ SE TORNA UM PROBLEMA?

A timidez é muito mais comum do que você imagina.  Em algumas pessoas a timidez afeta apenas certas áreas da vida de maneira administrável. Você pode, por exemplo, ser tímido ao falar em público ou conhecer estranhos, mas tem um forte grupo de amigos com quem se sente à vontade e um trabalho que não é afetado por isso.

A timidez se torna um problema se nos impede ou afeta nossa capacidade de lidar com a situação. Se, por exemplo, vemos nossa carreira sem avanços devido à dificuldade de comunicação, lutamos para fazer amigos ou nos sentimos constantemente sozinhos e desconectados. E também é um problema se estiver causando outros problemas de saúde mental.

Isso pode parecer com o seguinte:

  • Abuso de substâncias relacionadas à timidez.

Pessoas tímidas podem fazer uso indevido de álcool e outras drogas, como estratégia de relaxamento em situações sociais ou como um alívio para a solidão e o isolamento. Pesquisas apontam que o uso de drogas e álcool pode ser afetado pelo desejo de se adaptar. Um estudo de 2021 que analisou os problemas do consumo de álcool em estudantes universitários, identificou que os alunos tímidos eram mais propensos a beber em excesso porque estavam mais focados em como os outros os percebiam. Isso os tornava mais suscetíveis às normas sociais; portanto, se pensassem que os outros estavam bebendo muito, eles também o fariam. 

  • Aceitar relacionamentos prejudiciais.

Pessoas tímidas também correm o risco de serem usadas por outras pessoas ou podem se envolver em relacionamentos disfuncionais, com pouco afeto ou apoio real. Isso ocorre porque, quando somos tímidos, muitas vezes deixamos que os outros nos escolham, em vez de tomar a iniciativa de tentar nos conectar com as pessoas que realmente queremos em nossas vidas. E uma vez envolvidos, podemos não ter coragem de falar e nos afastar, mesmo que saibamos que deveríamos.

  • Dificuldade em atingir metas.

Se permitimos que a timidez signifique que retemos nossas boas opiniões e ideias, ou não dizemos nada quando outros levam o crédito por elas? Então podemos ver nossa carreira oscilar e nossos objetivos de vida deixados de lado. Tudo isso pode levar a problemas financeiros, problemas de frustração e raiva e ciclos de mau humor.

  • A timidez também pode levar à ansiedade e à depressão.

Um estudo com estudantes universitários liderado por uma equipe de pesquisa chinesa descobriu que timidez, baixa autoestima e depressão estavam todos conectados.  Quando suportamos relacionamentos difíceis e progressos frustrados na vida, podemos acabar com baixo autoconceito. E o baixo autoconceito, por sua vez, é um dos sinais de depressão relatados com frequência

  • Vício em Internet.

Um problema mais moderno para quem tem problemas de timidez é o vício em internet. Outro estudo chinês com alunos do ensino médio descobriu que ser tímido leva a um risco maior de desenvolver o vício em estar online.

Observe que a timidez não precisa ser paralisante ou incapacitante para ser um problema que vale a pena abordar. Se sua timidez está afetando sua vida de uma forma que lhe causa ansiedade ou preocupação, ou simplesmente o impede de alcançar seus objetivos, vale a pena buscar apoio.

Precisa de ajuda para superar a timidez?

Entre em contato, clique AQUI e agende a sua sessão. Conte comigo!

Se você achou as informações aqui úteis, encorajo você a compartilhar este blog com outras pessoas.

Um abraço,
Jussara Ribeiro

Compartilhe