Avaliação Neuropsicológica

Como funciona?

O que é?

Uma avaliação neuropsicológica completa inclui avaliação de cognição e inteligência, habilidades de funcionamento executivo, atenção e concentração, desenvolvimento de habilidades motoras, linguagem, aprendizado e memória. Cada avaliação inclui adicionalmente uma avaliação psicológica abrangente, focada na avaliação da saúde mental, funcionamento emocional e desenvolvimento da personalidade.

Como é feito?

Por meio de entrevista e testes neuropsicológicos padronizados, o psicólogo poderá investigar o funcionamento cognitivo e estabelecer as habilidades e as dificuldades específicas de uma pessoa para planejamento de intervenção.

Quanto tempo dura a Avaliação Neuropsicológica?

Geralmente, 5 a 8 sessões. Se essas sessões forem realizadas semanalmente, a avaliação dura pouco mais de um mês. Porém, a duração varia de paciente para paciente, dependendo das necessidades específicas de cada pessoa.

Qual o objetivo?

Para investigar o perfil cognitivo na presença de queixas de desempenho ocupacional, de aprendizagem e comportamentais, com impacto na vida diária do paciente.

Dúvidas Frequentes

Uma avaliação neuropsicológica geralmente é indicada para indivíduos com os seguintes históricos:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e dificuldades associadas com atenção e função executiva.

Dificuldades de aprendizagem, incluindo deficits específicas em áreas acadêmicas.

Atrasos no neurodesenvolvimento.

Transtorno do Espectro do Autismo.

Lesão cerebral traumática (TCE) e concussões e impacto associado na função cerebral.

Doenças médicas (incluindo infecções, dificuldades cardiovasculares e distúrbios degenerativos) e diminuição do funcionamento mental.

Abuso de substâncias, incluindo agentes químicos como heroína, cocaína, álcool, maconha, alucinógenos, drogas sintéticas e medicamentos prescritos, que podem afetar o funcionamento do cérebro.

Pacientes resistentes ao tratamento, que podem revelar problemas neurológicos subjacentes que podem estar impedindo o progresso terapêutico.

Jussara da Silva Ribeiro
CRP 01/18325

Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Brasília.
Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas – IBNeuro.
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto Wainer.

  • Contato
  • E-mail