A neuropsicologia clínica é um campo de especialidade dentro da psicologia clínica, dedicada à compreensão das relações entre o cérebro e o comportamento, particularmente porque essas relações podem ser aplicadas ao diagnóstico de distúrbios cerebrais, avaliação do funcionamento cognitivo e comportamental e desenho de tratamento eficaz.
A avaliação neuropsicológica visa avaliar os pontos fortes e fracos de um indivíduo no funcionamento cognitivo. O funcionamento cognitivo refere-se a atividades como pensar, raciocinar e conceber – é basicamente o nosso “comportamento mental”. Na neuropsicologia clínica, o cérebro e a função cognitiva são avaliados testando objetivamente a memória e as habilidades de pensamento.
Avaliações neuropsicológicas são frequentemente solicitadas para ajudar a entender como as diferentes áreas e sistemas do cérebro estão funcionando. O teste geralmente é recomendado quando há sintomas ou problemas de memória ou pensamento. Isso pode ocorrer porque uma pessoa tem uma mudança em sua concentração, organização, raciocínio, memória, linguagem, percepção, coordenação ou personalidade. Estas alterações podem dever-se a várias causas (médicas, genéticas, psicológicas).
A avaliação neuropsicológica pode envolver a avaliação do seguinte:
● Inteligência geral
● Funções executivas executivas de nível superior (por exemplo, resolução de problemas, raciocínio)
● Atenção e concentração
● Aprendizagem e memória
● Linguagem
● Habilidades visuoespaciais
● Habilidades motoras e sensoriais
● Humor e personalidade
Como é realizada?
A avaliação neuropsicológica consiste na coleta de informações históricas relevantes, exame neuropsicológico, análise e integração de dados e achados e feedback à fonte de referência. A história é obtida por meio da revisão de registros médicos e outros registros e por meio de entrevista com o paciente. Com a permissão do paciente, os membros da família ou outras pessoas com conhecimento podem ser entrevistados e solicitados a compartilhar suas percepções e perspectivas sobre aspectos importantes da história e dos sintomas.
O exame normalmente consiste na administração de testes padronizados usando perguntas orais, papel e lápis, computadores, manipulação de materiais como blocos e quebra-cabeças e outros procedimentos. Dependendo do escopo e da intenção da avaliação, o teste pode se concentrar em uma ampla gama de funções cognitivas, incluindo atenção, memória, linguagem, habilidades acadêmicas, raciocínio e resolução de problemas, habilidade visuoespacial e habilidades sensório-motoras. O neuropsicólogo também pode administrar testes e questionários sobre aspectos psicológicos de humor, estilo emocional, comportamento e personalidade.
Principais indicações
Acidente Vascular Cerebral (AVC);
Altas Habilidades (AH);
Comprometimento Cognitivo Leve (CCL);
Deficiência Intelectual (DI);
Doença de Alzheimer e outras demências (Frontotemporal, Corpúsculos de Lewy, Vascular, etc);
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
Transtornos de Aprendizagem (dislexia, discalculia);
Transtornos de Humor (Depressão, Ansiedade, Bipolaridade);
Traumatismo craniano (TCE);
Estou preparada para lhe ajudar com a avaliação. Fale comigo.