A ansiedade social, também conhecida como fobia social, é uma condição de saúde mental que se caracteriza por sentimentos persistentes de sofrimento, preocupação e nervosismo. Esses sentimentos podem surgir tanto em situações sociais reais quanto apenas com o pensamento de estar em um encontro social. Alguns sinais que podem indicar a presença de ansiedade social incluem:
- Sentir-se ansioso constrangido na presença de outras pessoas.
- Experimentar sintomas físicos decorrentes da ansiedade.
- Preocupe-se constantemente com o que os outros pensam de você.
- Ter a suposição de que ninguém deseja ser seu amigo.
- Temer o constrangimento de alguma forma.
- Isolar-se de todos, exceto, talvez, algumas pessoas próximas e de confiança.
Se você observar sintomas semelhantes acima, a terapia pode ser de grande ajuda. A estratégia terapêutica mais adequada para você dependerá dos seus sintomas e do seu histórico, mas, de modo geral, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem se mostrado altamente eficaz no tratamento da ansiedade social.
A TCC para a ansiedade social ensina você a se tornar mais consciente e a explorar seus pensamentos, comportamentos e emoções que desencadeiam sentimentos de angústia e ansiedade em situações sociais. Esse processo pode reduzir significativamente ou até eliminar os sintomas de ansiedade social.
Como funciona o TCC para a ansiedade social?
Um TCC para a ansiedade social capacita as pessoas a analisar seus pensamentos, comportamentos e emoções. O objetivo é modificar o que desencadeia os sentimentos de autoconsciência e diminui os sintomas físicos associados. A terapia cognitivo-comportamental ajuda a identificar e reestruturar padrões de pensamento distorcidos, oferecendo também estratégias para lidar com os sintomas antes e durante episódios de ansiedade social.
A maneira como encaramos os ambientes sociais afetando nossos sentimentos e, consequentemente, nossas reações. Portanto, a TCC envolve desafiar pensamentos, perspectivas e crenças que levaram a resultados indesejados em nossas vidas. Aprender a diferente enxergar a vida por um ângulo pode ser o suficiente para desenvolver hábitos mais saudáveis e funcionais.
Técnicas de TCC usadas para ansiedade social
Existem diversas técnicas de terapia cognitivo-comportamental que auxiliam na redução da frequência e da intensidade dos sintomas de ansiedade social. A escolha das técnicas mais adequadas dependerá de seus sintomas e de sua situação específica.
No caso da ansiedade social, opiniões e pensamentos negativos sobre si mesmo podem desencadear respostas ansiosas, incluindo:
- Evite o contato visual.
- Esforços para evitar conversas.
- Sintomas físicos de ansiedade.
- Concordar com tudo para sair da conversa.
Durante o processo de TCC provavelmente será utilizada uma ou mais das seguintes técnicas para ajudá-lo a compreender, lidar e superar sua ansiedade social:
Desafiar o pensamento ‘tudo ou nada’ é uma técnica de TCC comumente empregada, que um terapeuta pode ensinar. Pessoas que tendem a pensar de forma linear, ou seja, que só existem um caminho para alcançar um resultado, muitas vezes têm menos chances de alcançar a felicidade do que aqueles que conseguem visualizar várias abordagens para alcançar seus objetivos. Explorar esses detalhes pode ajudar a aumentar sua resiliência, fazendo você menos ‘refém’ caso o caminho inicial não funcione como esperado.
Treinamento de Atenção
O treinamento de atenção é uma técnica de TCC que envolve direcionar sua atenção para outras pessoas, em vez de se concentrar em si mesmo. Embora seja benéfico focar em seus próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos, isso pode isolá-lo dos outros.
Ao prestar atenção cuidadosamente ao que os outros estão dizendo durante uma conversa, você desvia o foco de si mesmo. Isso pode ajudá-lo a perceber que os outros não estão tão preocupados com você como você acha. Provavelmente, você descobrirá que o que os outros dizem tem pouco ou nada a ver com os seus pensamentos e preocupações.
Psicoeducação
Aprender sobre os aspectos psicológicos que contribuem para a ansiedade social pode ajudá-lo a se compreender melhor. Ele lhe ensinará como certos comportamentos que levam à evitação estão piorando sua ansiedade social.
Seu terapeuta de TCC também explicará como a terapia cognitiva pode funcionar para reduzir sua ansiedade, dando orientações sobre como essa técnica reformula seus padrões de pensamento para aliviar os sintomas.
Reestruturação Cognitiva
Esta técnica de TCC envolve examinar pensamentos negativos e distorcidos que surgem em situações sociais. Alguns exemplos desses incluem:
- Generalização excessiva.
- Pensamento “tudo ou nada”.
- Crença de que tudo está fadado ao fracasso.
- Foco nos aspectos negativos, ignorando os positivos.
- Acreditar que suas emoções são sempre verdadeiras (raciocínio emocional).
Identificar essas ideias e sentimentos imprecisos o ajudará a reconhecê-los mais cedo no futuro, fazendo parte do processo de reestruturação da forma como você se percebe atualmente.
Existem várias outras técnicas psicológicas que um terapeuta cognitivo-comportamental pode aplicar. A combinação de aprender e praticar novos métodos para analisar e compreender suas emoções o ajudará a sentir cada vez menos sintomas ao longo do tempo.
Quão eficaz é a TCC para o Transtorno de Ansiedade Social?
Há uma quantidade sólida de evidências baseadas em pesquisas de que a terapia cognitivo-comportamental funciona bem na redução da gravidade e da frequência dos sintomas de ansiedade social. Numerosos estudos demonstraram a incrível eficácia da TCC para a ansiedade social.
Precisa de ajuda?
Entre em contato e agende a sua sessão. Conte comigo!
Um abraço,
Jussara Ribeiro